Escola Nova

Escola Nova
Escola Nova

Fique ligado

 

 

Eventos > Eventos 2016

Eventos 2017 - Jardim Botânico e Gávea

Festival de Cinema Escola Nova

Olá, boa noite.

É uma honra recebê-los no histórico Cine Odeon. Há cinco meses, pensei em criar um projeto que pudesse dialogar com a temática da nossa Semana Literária, o Cinema. Inicialmente, a ideia era propor aos alunos que produzissem videoclipes a partir de grandes álbuns da música popular brasileira para, posteriormente, exibi-los na própria escola.

Bom, viemos parar aqui.

Como isso se deu? Nem eu sei bem. Mas acredito que dois pontos foram essenciais para que tudo acontecesse.

O primeiro, certamente, tem a ver com vocês, alunos. Vocês abraçaram a ideia quando ela ainda era pequenininha, mais um trabalho da disciplina de Redação. Vocês se dedicaram, trabalharam desde fevereiro em todas as etapas do projeto. Criaram, ousaram, filmaram. E mais, fizeram isso com competência e maestria. Tenho um orgulho imenso de ser seu professor.

Sei que a vontade de ser ouvido, de dizer ao mundo o que se pensa e se sente nem sempre cabe nas 30 linhas de nossas redações escolares. Nesse sentido, o cinema é uma janela. E, hoje, mesmo o Odeon é pequeno para o tamanho do que vocês têm a dizer.

O segundo ponto é sobre a escola. Num momento em que o sistema educacional se torna mecanicista, em que o investimento em publicidade nos parece cada vez mais importante que o próprio trabalho pedagógico, em que os alunos se tornam números abstratos, é uma honra trabalhar em um lugar como a Escola Nova, espaço de resistência. Posso olhar no rosto de cada um e chamá-los pelo nome, posso me dedicar a escutá-los, ajudá-los naquilo que é mais importante para vocês. E isso não tem preço.

O Festival de Cinema, da maneira como o construímos, não poderia acontecer em outro lugar.

Gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram a estar aqui. Aos pais, por confiarem no nosso trabalho e estarem presentes hoje. Vocês são pessoas de sorte, essas crianças são incríveis. A toda direção da escola, Verinha, Cintia, Mariana e Dilma, que apoiaram incondicionalmente o projeto desde que ele ainda era uma ideia mirabolante. Aos coordenadores do Ensino Médio e Fundamental, Gustavo e Rubino, sempre entusiastas das nossas iniciativas. À Andrea, ao Enrico, que está na cabine operando o projetor, e a toda equipe de funcionários. Um agradecimento muito especial ao aluno Bernardo Hippert, pelo apoio incansável na parte técnica dessa cerimônia. Aos professores, pilares importantes da escola e parceiros para todas as horas. E, por fim, à parte mais importante de todo o projeto: os alunos. Cantem, aplaudam, gritem, chorem, abracem. Essa festa é de vocês e para vocês.

Que seja apenas o primeiro Festival de Cinema da nossa escola. Certamente, temos muito a caminhar. Nossos sonhos são gigantes e a estrada apenas começou. Mas estamos na direção certa. Não tenho dúvidas. Somos uma escola nova, mas, sobretudo, somos a Escola Nova.

Obrigado!

Daniel Massa