• Horários
  • Avaliações

Horários

Turno da manhã: 7h30min – 12h
Turno da tarde: 13h – 17h30min
Turno do horário integral: 7h30min – 15h30min

Atrasos: No 1º ciclo (1º ao 3º ano) do Ensino Fundamental I, o horário dos alunos é mais flexível, reforçando com eles a importância da pontualidade, já que os atrasos costumam prejudicar sua rotina e seu rendimento. No 2º ciclo (4º e 5° anos), os alunos poderão entrar até 1 (uma) hora após o início do turno (manhã até 8h30min e tarde até 14h). Depois desse horário, não será permitida a sua entrada.

Avaliações

O sistema de avaliação escolar é constituído de 3 (três) médias trimestrais, Recuperação Parcial e Recuperação Final. As médias trimestrais são atribuídas numa escala de notas que variam de 0 (zero) a 10,0 (dez), sendo que os três trimestres não possuem peso. As médias trimestrais avaliam os conteúdos de cada trimestre, salvas os pré-requisitos contidos nas disciplinas. No final do segundo trimestre letivo, é atribuída uma Média Parcial (MP), resultante da média dos dois primeiros trimestres, de acordo com a seguinte fórmula abaixo:

MP = (Tr1 + Tr2) : 2


Sendo assim, ao aluno que não obtiver Média Parcial (MP) igual ou superior a 7,0 (sete) é oferecida uma Prova de Recuperação Parcial (PRP), opcional, a ser aplicada no início do terceiro trimestre. Os pais que quiserem que seus filhos realizem a Prova de Recuperação Parcial devem formalizar esse pedido, através de um formulário específico, junto às Coordenações de cada segmento até o prazo previamente estabelecido. A Prova de Recuperação Parcial corresponde a uma avaliação geral dos conteúdos trabalhados no primeiro e segundo trimestre e será realizada no contra turno. Não há segunda chamada para a Prova de Recuperação Parcial. A Prova de Recuperação Parcial (PRP), quando ocorrer, será efetuada através de avaliações do aproveitamento, sem aula de recuperação. O Resultado Parcial (RP) é obtido atribuindo-se peso 6 (seis) à Média Parcial (MP) e peso 4 (quatro) à nota da Prova Recuperação Parcial (PRP), dividindo-se o resultado por 10 (dez) conforme a fórmula abaixo:

RP = [(6 x MP) + (4 x PRP)]: 10


Este resultado (RP) tem 7,0 (sete) como grau máximo e, se for inferior à nota obtida pelo aluno anteriormente, será descartado. Ao final do terceiro trimestre letivo, será composta uma Média Anual (MA) de acordo com a seguinte fórmula.

MA = [(2 x RP) + (Tr3)] : 3


Para os alunos que não fizerem Prova de Recuperação Parcial (PRP), o Resultado Parcial (RP) corresponderá à Média Parcial (MP). É considerado aprovado o aluno do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que obtiver Média Anual (MA) igual ou superior a 7,0 (sete). No 1° ano do Ensino Fundamental I, os professores atribuirão às diversas formas de avaliação do rendimento escolar conceitos (MB – Muito Bom; B – Bom; R – Regular e I – Insuficiente) por período letivo, expressando o resultado do desenvolvimento do aluno nas áreas cognitivas e psicomotora.


Recuperação Final

Deve fazer prova de Recuperação Final o aluno que não alcançar Média Anual 7,0 (sete), sem necessidade de inscrição. O aluno que obtiver a Média Anual (MA) de 3,0 a 6,99 (três e seis vírgula noventa e nove) terá aula de Recuperação e, após essa semana, fará prova de Recuperação em todas as disciplinas em que não atingiu essa média. Após a prova de Recuperação Final, é considerado aprovado o aluno que obtiver Média Final (MF) igual ou superior a 5,0 (cinco). A nota mínima desta avaliação é 3,0 (três). A Média Final (MF) é obtida atribuindo-se peso 6 (seis) à Média Anual (MA) e peso 4 (quatro) à nota de Recuperação Final (RF), dividindo-se o resultado por 10 (dez), de acordo com a seguinte fórmula:

MF = {[(6 x MA) + (4 x RF)]:10} ≥ 5,0 ou Aprovado


Tem reprovação direta, sem direito à prova de Recuperação Final (RF), o aluno que obtiver:

I – Média Anual (MA) inferior a 3,0 (três) em uma ou mais disciplinas.
II – Mais de 25% de faltas do total de horas letivas em qualquer disciplina da grade curricular.


Para renovação de matrícula do aluno reprovado, haverá um Conselho de Classe para avaliar a possibilidade do mesmo permanecer na Escola.